Roberto Lent

(foto: )

Neurocientista e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordena a Rede Nacional de Ciência para a Educação. É diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro do Comitê Gestor da Aliança Global pela Ciência da Aprendizagem para Educação da UNESCO. Chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas (LANEP) e o Grupo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Neuroeducação no Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR).  Atua na área de morfologia, com ênfase em neuroembriologia e neuroplasticidade, desenvolvendo as seguintes linhas de pesquisa: desenvolvimento e plasticidade do córtex e comissuras cerebrais, quantificação de estruturas cerebrais de diferentes espécies e estudos do córtex cerebral humano.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou Mestrado em Ciências Biológicas e Doutorado em Biofísica pela mesma universidade. Fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT).  Foi homenageado pela Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), em 2007 e no Festival de Cinema e Vídeo Científico do Mercosul.

Atua também em Divulgação Científica, participando da fundação da Revista “Ciência Hoje” e como autor de livros didáticos como “Cem Bilhões de Neurônios” e da coleção de livros infantis “Aventuras de um neurônio lembrador”. Recentemente lançou o livro  “Existo, logo penso – Histórias de um cérebro inquieto”, no qual estabelece um paralelo entre passagens reais da sua vida e seu pensamento como neurocientista, descrito em crônicas publicadas no jornal O Globo entre 2019 e 2023. 

Scroll to Top